
Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola
Por Beatriz CarvalhoHoje, no Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, nossos educadores de todos os segmentos do colégio mostraram que a paz deve ser a grande marca em nossa comunidade. Eles proporcionaram mais uma oportunidade de reflexão sobre a forma como tratamos o outro. Uma simples pergunta pode mudar a tônica de muitas relações interpessoais: “E se fosse comigo?” Alteridade, empatia e compaixão são muito bem-vindas para combater as microviolências que machucam o outro gradualmente.
O bullying, também chamado de intimidação sistemática, é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo, que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-las ou agredi-las, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas” (Portal MEC).
Bullying é considerado crime e, por isso, é preciso que escola e família adotem ações de combate a essa e outras formas de violência e discriminação!