•      

     

Escola em Pastoral

 

O Colégio Notre Dame, enquanto escola católica, quer ser uma escola em pastoral, buscando promover a vivência, na escola, dos valores da educação de Santa Cruz e do Evangelho. Ser uma escola em pastoral significa pastorear a vida de todos os membros da comunidade, a exemplo do pastor que cuida de suas ovelhas. No sentido bíblico, ser pastor é cuidar da vida, preservá-la dos perigos e ameaças, usando para isso o conhecimento e recursos que estiverem ao nosso alcance, até a conquista da vida plena, a Ressurreição. 

 

Como escola em pastoral o colégio assume que os conhecimentos aprendidos na escola são influenciados pelos valores que professamos. Esta influência não acontece no sentido de negar os avanços da ciência, mas de colocar todo o seu poder a serviço do bem da comunidade humana no mundo. Assim, nossos alunos devem ser os melhores, em todos os sentidos, tornando-se cidadãos competentes e cristãos compromissados.

 

A vivência pastoral na escola acontece no cotidiano das relações no interior da comunidade escolar, e além disso, se expressa, de modo particular, num conjunto de ações pastorais estruturadas em três eixos:

 

a) Formação da pessoa (Ministério da Palavra), através de Projetos de Formação humana, espiritual e teológica para professores, alunos, funcionários, famílias, escuta cristã e ensino religioso.

 

b) Renovação da comunidade (Ministério da Liturgia), através da celebração da palavra, dos sacramentos e dos projetos da catequese da Primeira Eucaristia, perseverança, Crisma e grupo de jovens.

 

c) Ação solidária (Ministério da Caridade), através de projetos de ação comunitária, protagonismo social e voluntariado. O Centro Comunitário Ir. André (CECOIA) é um espaço privilegiado da prática solidária da comunidade Notre Dame, criado pelas famílias do colégio com esse fim.

  

Comunidade Santo André Bessete

O Colégio mantém uma Capela em honra a Santo André Bessete, religioso da Congregação de Santa Cruz, canonizado em 2010. Santo André foi um fervoroso devoto de São José, a quem pedia intercessão pela cura dos doentes que acorriam a ele, enquanto trabalhava como porteiro do Colégio Notre Dame de Montreal, cidade em que construiu o maior oratório do mundo em honra a São José.

 

A comunidade Santo André Bessete é aberta a todas as famílias e moradores da região. A Missa é celebrada na Capela às 4ªs feiras, 7h30 e aos domingos, 18h.

 

Catequese da Primeira Eucaristia

As famílias que desejarem podem inscrever seus filhos na Catequese de preparação para a 1ª Eucaristia, que acontece no decorrer do 4º ano e no primeiro semestre do 5º ano. Os catequistas são professores e voluntárias da comunidade.

 

Catequese da Crisma

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio podem se inscrever na Catequese de preparação para a Crisma, ministrado por um integrante da equipe de pastoral do colégio.

 

Projetos Pastorais

 

5º ano - Projeto GerAção

É um projeto pastoral, iniciado em 2015, com o objetivo de estreitar vínculos entre os alunos do Colégio e os alunos da obra social mantida pelo colégio, o CECOIA. Todos os alunos do 5º ano fazem uma visita anual ao Cecoia, onde vivenciam atividades de integração com as crianças atendidas naquela unidade. Esta atividade permite aos alunos conhecer mais sobre o trabalho social e sobretudo sobre a vida das crianças que ali são atendidas.

 

1ª série EM - Protagonismo Social

É um projeto pedagógico e pastoral que envolve todos os alunos da 1ª série do Ensino Médio desde 2005, com o objetivo de promover a reflexão e a consciência crítica a partir de um contato com a realidade social, sensibilizando os alunos para realizarem ações solidárias e cidadãs. Quando o aluno percebe que, ao doar seu tempo para alguém, está fazendo um bem a si mesmo, acreditamos ter atingido os objetivos do projeto.

Os alunos, em grupos, visitam ONG’s que atendem crianças e idosos, verificam suas necessidades e desenvolvem atividades de integração. Após a vivência, produzem uma monografia, uma exposição de fotos e/ou um vídeo em que são apresentadas a proposta do trabalho, seus resultados e uma reflexão sobre a importância da atividade voluntária.