•    

     

Bilíngue

O programa bilíngue do Colégio Notre Dame é desenvolvido através da abordagem CLIL (Content Language Integrated Learning), que trabalha diferentes conteúdos em inglês, propiciando o desenvolvimento linguístico nas 4 habilidades da língua: ouvir, falar, ler e escrever.

 

A língua inglesa é mais uma ferramenta de aprendizagem para que o aluno tenha acesso à informação e desenvolva seu pensamento crítico, consolidando habilidades para sua formação integral. A comunicação em inglês está presente em todas as atividades do programa bilíngue: rodas de conversa, contação de histórias, músicas, jogos, culinária, eventos comemorativos, entre outras. 

 

 

No currículo bilíngue são estudadas disciplinas como Matemática, Ciências, Tecnologia e formação de Valores, por meio do uso do idioma inglês. Materiais próprios da escola são utilizados de forma integrada com materiais consagrados fornecidos por editoras especializadas, como Oxford e Cambridge. Ferramentas tecnológicas diversificadas são utilizadas de forma transversal em todo o curso. Cada turma conta com uma professora titular e uma auxiliar. A família recebe relatórios trimestrais de desempenho.

 

Em todos os anos do Ensino Fundamental I, o aluno pode cursar o currículo bilíngue, no contraturno, além das aulas de inglês do curso regular. A carga horária é de 6 aulas de 45 minutos, distribuídas em dois dias na semana. No 1º, 4º e 5º anos às 2ªs e 4ªs feiras, nos dois turnos. No 2º e 3º ano às 3ªs e 5ªs feiras, nos dois turnos. Para facilitar a rotina dos pais, as crianças podem ficar na escola antes ou após as aulas, durante todo o período do contraturno.

 

Matemática

No curso bilíngue, os conteúdos de matemática são trabalhados de modo a desenvolver habilidades de resolução de problemas, através da aplicação de conceitos matemáticos, o que propicia ao aluno uma visão global dessa disciplina.

 

 

Ciências

O programa de Ciências, no curso bilíngue, permite ao aluno assimilar os conceitos da área de modo participativo e divertido, por meio de técnicas experimentais e da investigação de fenômenos científicos.

 

 

Valores

Através do processo de Educação Sociemocional (SEL - Social Emotional Learning), os alunos têm a oportunidade de refletir sobre atitudes e valores individuais e sociais, associados à formação da vontade e do caráter, visando fortalecer sua formação integral, de modo a favorecer sua autonomia e integração social.

 

 

Tecnologia

O uso da tecnologia traz para as aulas do programa bilíngue atividades dinâmicas e inovadoras, que despertam a curiosidade dos alunos, estimulam novas experiências e propiciam a construção de novas competências. Nessas aulas, utilizamos as seguintes ferramentas:

 

LITTLE MAKER

A metodologia do curso é centrada na condução do processo de criação através de trabalhos em grupos, de forma organizada, com estratégia e dinâmica adequada a cada fase das crianças. Os alunos aprendem construindo soluções, usando arte, robótica e materiais não estruturados (recicláveis, tecidos, barbantes, papeis, entre outros), desenvolvendo habilidades de planejamento e persistência.

 

OSMO

É um sistema de jogos que interage com o iPad, estimulando o desenvolvimento de habilidades de colaboração, criatividade, pensamento crítico e comunicação em diversas áreas do conhecimento.

 

DASH

Esse robô é utilizado junto com um aplicativo no iPad para que os alunos tenham os primeiros contatos com linguagem de programação, fazendo Dash se mover, acender luzes, emitir sons, evitar obstáculos e responder aos chamados.

 

CODE.org

A plataforma code.org tem como objetivo divulgar e ensinar programação de forma amigável e motivadora.

 

CODE-A-PILLAR

App de introdução à programação.

 

 

 

Horários Integral Opcional e Bilíngue 2018

1º ano - Horário Bilíngue e Integral Opcional
2º ano - Horário Bilíngue e Integral Opcional
3º ano - Horário Bilíngue e Integral Opcional
4º ano - Horário Bilíngue e Integral Opcional
5º ano - Horário Bilíngue e Integral Opcional