•      

     

Projetos Especiais

Projeto GerAção

É um projeto pastoral, Iniciado em 2015, com o objetivo de estreitar vínculos entre os alunos do Colégio e os alunos da obra social mantida pelo colégio, o CECOIA. Todos os alunos do 5º ao 7º anos, fazem uma visita anual ao Cecoia, onde vivenciam atividades de integração com as crianças atendidas naquela unidade. Esta atividade permite aos alunos conhecer mais sobre o trabalho social e sobretudo sobre a vida das crianças que ali são atendidas.

 

Projeto Vida e Virtudes

É um projeto pastoral, iniciado em 2013, com o objetivo de dar continuidade ao processo de formação humana e cristã das crianças após a Catequese da 1ª Eucaristia.  Abrange os alunos do 6º e 7º anos, e seu foco está na formação de virtudes humanistas, integrados aos valores da educação de Santa Cruz, formando os alunos para a prática do bem.

 

Pastoral da Juventude Estudantil

É um projeto  pastoral com o objetivo de manter o engajamento dos estudantes em atividades de formação humana e cristã após passarem pelo Projeto Vida e Virtudes, do 8º ano em diante até o término do Ensino Médio.  Além da formação, este projeto também tem um braço social, através do qual os alunos se engajam em atividades de promoção humana e voluntariado.

 

Protagonismo Social

É um projeto pedagógico e pastoral que envolve todos os alunos da 1ª série do Ensino Médio desde 2005, com o objetivo de promover a reflexão e a consciência crítica a partir de um contato com a realidade  social, sensibilizando os alunos para realizarem ações solidárias e cidadãs. Quando o aluno percebe que, ao doar seu tempo para alguém, está fazendo um bem a si mesmo, acreditamos ter atingido os objetivos  do projeto.

Os alunos, em grupos, visitam ONG’s que atendem crianças e idosos, verificam suas necessidades e desenvolvem atividades de integração. Após a vivência,  produzem uma monografia, uma exposição de fotos e/ou  um vídeo em que são apresentadas a proposta do trabalho, seus resultados e uma reflexão sobre a importância da atividade voluntária.