•      

     

Nossa Origem

O Colégio Notre Dame  foi fundado em 1961 com o nome Ginásio Notre Dame, por Ir. Paulo Schaefer, religioso da Congregação de Santa Cruz. Ir. Paulo veio dos Estados Unidos em 1951, junto com outros três religiosos,  para assumir a administração do Colégio Dom Amando, em Santarém, Pará. Em 1960 foi incumbido de procurar uma cidade no Sul do Brasil para construir outra escola. Chegou em Campinas, onde foi acolhido pelo Arcebispo D. Paulo de Tarso Campos e por diversos cidadãos campineiros, entre os quais se destacaram a Srª. Dirce Laroca Burnier, a Srª Anna Maria Affonso Ferreira e o Sr. Frank Donahue, os quais fizeram do Notre Dame o projeto de suas vidas e a ele se dedicaram plenamente. 

 
Posteriormente, vários outros Irmãos da Congregação de Santa Cruz construíram a história desta escola. Entre eles Ir. Gerônimo, Ir. Tomé, Ir. Terêncio, Ir. Pedro, Ir. Frank,  Ir. Guilherme, Ir. Ricardo, Ir. Roberto, Ir. Haroldo, Ir. Sérgio, Ir. Nilto e Ir. Dimas, além de muitos outros. 
 
A Congregação de Santa Cruz nasceu na França, em Le Mans, no início do século XIX, após a Revolução Francesa. Pe. Dujarie era responsável por acompanhar um grupo de religiosos que se denominavam Irmãos de São José, dedicados à educação de jovens marginalizados na França pós-revolução. Posteriormente, já sob a liderança do Pe. Basile Moreau, o nome foi modificado para Congregação de Santa Cruz,  reunindo padres e irmãos numa única Congregação. 
 
Saiba mais sobre a Congregação de Santa Cruz: www.congregacaodesantacruz.org.br.