•      

     

Como Gerimos a Escola

Planejamento Estratégico

 

Desde 2010 o Colégio trabalha com Planejamento Estratégico. Este processo se concretiza através do desenvolvimento de Planos de Gestão de curto e médio prazos nos campos Pedagógico e Administrativo-Financeiro, utilizando a metodologia PDCA(em inglês: plan - do - check - act), abrangendo as seguintes áreas: inovação pedagógica baseada nas demandas dos usuários, liderança da equipe diretiva, gestão das competências dos educadores, planejamento da estrutura institucional e operacional, gestão de processos e gestão de resultados. Todos os Planos nascem a partir de nosso Projeto Educativo Institucional.

Desde 2010 desenvolvemos dois Planos de Gestão Trienais, já concluídos, e um Plano Quadrienal, vigente no período 2017-2020. Estes planos de médio prazo se desdobram em planos de curto prazo, os Planos Anuais Pedagógico e Administrativo, os quais são enriquecidos com os resultados de Avaliações Institucionais Anuais, e contemplam um conjunto de prioridades, metas e ações anuais nos diversos campos e áreas da gestão, um cronograma de execução e estratégias de avaliação de sua concretização.

 

Competências dos Educadores

 

A Gestão das Competências dos Educadores é vista como um fator crítico de sucesso. Foram definidos os Perfis de Competências Profissionais para as diversas funções existentes na estrutura escolar, critérios de Seleção, Integração, Avaliação de Desempenho e Capacitação Permanente.

A Avaliação de Desempenho Profissional, realizada anualmente, fornece indicadores para que cada profissional defina metas e ações de melhoria para o exercício seguinte com o acompanhamento por parte de seu responsável imediato. Esta avaliação também fornece indicadores para o processo de Capacitação Permanente da equipe, realizado em diversos formatos por Assessores, Gestores e Especialistas nas diversas áreas da estrutura escolar.

 

Resultados da Aprendizagem

 

O constante aperfeiçoamento dos sistemas de gestão está a serviço da melhoria permanente dos resultados da aprendizagem dos alunos. O Colégio vem incorporando instrumentos e métodos para a análise e gestão dos Resultados da Aprendizagem. Entre os principais instrumentos estão o sistema de avaliações institucionais anuais, a avaliação de desempenho profissional anual, o controle do cumprimento dos planos de curso, a avaliação externa da aprendizagem e a análise sistemática dos dados da avaliação interna da aprendizagem. Todos estes instrumentos são acompanhados com relatórios de análise estatística de dados, os quais fornecem elementos essenciais para a intervenção nos processos institucionais e práticas educacionais em sala de aula, mediante a definição de prioridades, metas e um conjunto de ações periódicas, cuja aplicação visam a melhoria continua dos resultados da aprendizagem.


Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 151 ⋅ Bairro Notre Dame ⋅ CEP 13092-621 ⋅ Campinas/SP ⋅ Tel. (19) 2138-8300
Todos os direitos reservados ⋅ Colégio Notre Dame de Campinas ⋅ Fotos: Fernando Righetto ⋅ Desenvolvido por W2F Publicidade