•      

     

Ensino

Objetivos

• Desenvolver a confiança do aluno em sua capacidade de aprender, obtendo crescente autonomia intelectual.

• Conhecer e aprender a aplicar, de forma distinta, as diferentes linguagens: verbal, escrita, matemática, científica, gráfica, plástica e corporal, sendo capaz de comunicar, produzir e interpretar ideias ou situações, levantar questionamentos sobre a realidade, elaborar hipóteses explicativas e sugerir possíveis soluções para situações-problema. 

• Desenvolver uma imagem positiva de si mesmo, confiando em suas capacidades e conhecendo seus limites, de modo a construir autonomia pessoal.

• Desenvolver a percepção e o respeito ao outro, a confiança em sua capacidade relacional, a noção de cidadania e do espaço público, obedecendo a regras e construindo relações saudáveis e respeitosas com os colegas.

• Perceber-se integrante do universo material, humano, ambiental e espiritual, e portanto, um agente transformador do meio em que vive, podendo contribuir ativamente para a melhoria do mesmo, através de suas ações e comportamentos, com base nos princípios éticos da tradição de Santa Cruz.

 

Planejamento

Os Planos de Curso de cada disciplina são revistos anualmente em semana de planejamento pelos professores, com a supervisão de Assessores Pedagógicos de Área e Coordenação Pedagógica. Contemplam a definição de conteúdos, competências e habilidades a serem desenvolvidas no ano, cronograma anual, estratégias metodológicas e critérios de avaliação da aprendizagem.

Esta revisão inclui ainda a análise e tratamento dos resultados das avaliações da aprendizagem  interna(avaliação processual e provas) e externa(GEEKIE, ENEM e Vestibulares) realizadas do ano anterior, a integração vertical dos planos de curso da área nas diversas etapas de ensino e a integração horizontal com os planos de curso das demais áreas no mesmo ano.  

 

Material

Os conteúdos estudados seguem a organização proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a escola utiliza livros didáticos adquiridos em livrarias e um caderno na maioria dos componentes curriculares, em todos os anos. Provas e  materiais complementares são organizados em pastas e controlados pelas professoras.

 

Metodologia

Além do trabalho sistemático para a aprendizagem das habilidades previstas em cada disciplina, a escola recorre à metodologia de trabalho por Projetos, visando o desenvolvimento integrado de habilidades previstas nas diversas disciplinas. Em todos os anos o trabalho é enriquecido com um estudo do meio que acontece fora do ambiente escolar e visa à aprendizagem de conteúdos escolares em contextos concretos, o contato e cuidado com o meio ambiente e a integração entre dos alunos.

 

Estudo

Nas aulas o aluno deve portar o material didático, fazer registros, participar ativamente das atividades e esclarecer suas dúvidas O estudo diário em casa é imprescindível para o aluno apreender os conteúdos trabalhados em aula, sobretudo através da Lição de Casa, que deve ser realizada com qualidade e pontualidade. Um bom ambiente de estudo em casa requer um local adequado, material organizado e disponível no local de estudo, planejamento da agenda da criança, estímulo e acompanhamento dos pais. A leitura em casa, sobretudo de livros, deve ser incentivada pelos pais.

Avaliação

Médias

Incluem atividades processuais e provas. A avaliação anual é realizada em quatro etapas: 3 trimestres e Exame Final, sendo 1º trimestre com peso 1, demais trimestres e Exame Final com peso 2. A nota do aluno é expressa em escala numérica de zero a dez, graduada em décimos. É aprovado direto o aluno com média 6 em todas as disciplinas e submetido a Exame Final o aluno com até 2 disciplinas com média inferior a 6. Após o Exame Final é promovido o aluno que obtiver Média Final 6 em todas as disciplinas

 

Recuperação

A recuperação é contínua e os professores revisam constantemente, nas aulas regulares, pré-requisitos e conteúdos já ministrados e atribuem atividades e listas de exercícios extras para alunos com dificuldades pontuais.

 

Prova Geral

No 5º ano o aluno realiza em cada trimestre uma Prova Geral. A Prova Geral, constituída de itens de múltipla escolha, tem o objetivo de avaliar habilidades gerais desenvolvidas no decorrer de toda a trajetória escolar do aluno, bem como prepará-lo tecnicamente para realizar provas longas. Para essas provas não há indicação de conteúdos específicos e não há expectativa de um estudo prévio específico. O desempenho do aluno é valorizado nas médias trimestrais em forma de bônus. 

 

Projetos

O lazer e a convivência saudável entre os alunos integram nosso projeto educativo. No Fundamental I vários projetos estão estruturados com esse fim: no 1º ano acontece o Ginquenique, uma gincana com piquenique realizada no campo de futebol, com brincadeiras e diversão; no 2º ano acontece o Daycamp, um acampamento feito no campo de futebol, com muita diversão; no 3º ano acontece o Festival de Atletismo, uma competição em que os alunos são divididos em 4 equipes representadas por cores e se envolvem com várias modalidades de atletismo; no 4º ano acontece o Ginasloucos, um festival de ginástica voltado para o  desenvolvimento motor; no 5º ano acontece o Acampamento, uma viagem de dois dias para um espaço apropriado para atividades de lazer, com infraestrutura adequada e segurança. Há, também, o PipocaNDo , dia em que os alunos do 5º ano realizam atividades de lazer no campão, como despedida do EFI. Além disso, existem vários outros projetos menores ligados à área acadêmica e aos Cursos Extracurriculares. 

 

Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 151 ⋅ Bairro Notre Dame ⋅ CEP 13092-621 ⋅ Campinas/SP ⋅ Tel. (19) 2138-8300
Todos os direitos reservados ⋅ Colégio Notre Dame de Campinas ⋅ Fotos: Fernando Righetto ⋅ Desenvolvido por W2F Publicidade