•      

     

Ensino

Objetivos

• Aprofundar os conhecimentos obtidos durante a primeira etapa do Ensino Fundamental, através do estudo sistemático do conteúdo programático previsto para esta etapa.

• Adquirir o domínio das linguagens através das quais se expressam as diferentes áreas do conhecimento, passando pela matemática, ciências da natureza, ciências humanas e as manifestações artístico-culturais.

• Desenvolver competências com foco no desenvolvimento do raciocínio analítico, na leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros, bem como no desenvolvimento da capacidade de argumentação através de produção de textos nas modalidades oral e escrita. 

• Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e do outro, de modo a desenvolver relações afetivas pessoais saudáveis com seus colegas e com o grupo que frequenta, respeitar regras e limites, e ser um indivíduo aberto à pluralidade do universo social que o rodeia. 

• Desenvolver a compreensão ampla do conceito de cidadania como participação social e política, através do exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e justiça, à luz dos princípios éticos da tradição de Santa Cruz.

 

Planejamento

Os Planos de Curso de cada disciplina são revistos anualmente pelos professores, em semana de planejamento, com a supervisão de Assessores Pedagógicos de Área e Coordenação Pedagógica. Contemplam a definição de conteúdo, competências e habilidades a serem desenvolvidas no ano, cronograma anual, estratégias metodológicas e critérios de avaliação da aprendizagem. As adequações necessárias ao plano são realizadas ao longo do ano nas reuniões pedagógicas semanais.

 

Material

Os conteúdos estudados seguem a organização proposta nos documentos oficiais do MEC. A escola utiliza livros didáticos adquiridos em livrarias e um caderno na maioria dos componentes curriculares, em todos os anos. Provas e materiais complementares são organizados em pastas e controlados pelo aluno.

 

Metodologia

O trabalho docente é estabelecido a partir da definição dos objetivos de aprendizagem em cada conteúdo curricular, com indicação das competências e habilidades a serem desenvolvidas e atenção para a integração vertical e horizontal.

 

Estudo

O estudo diário em casa é imprescindível para o aluno fixar os conteúdos trabalhados nas aulas, sobretudo através da Lição de Casa, que deve ser realizada com qualidade e pontualidade. É importante que o aluno dedique tempo em casa para a pesquisa e a leitura de livros, jornais e revistas. Um bom ambiente de estudo em casa requer um local adequado, material organizado e disponível, planejamento da agenda, estímulo e acompanhamento dos pais.

 

Avaliação

Médias

Integram as notas avaliações processuais e provas. A avaliação anual é realizada em quatro bimestres, sendo que o primeiro e o terceiro bimestres têm peso 1 e os demais peso 2, no cálculo da média anual. A nota do aluno é expressa em escala numérica de zero a dez, graduada em décimos. É aprovado direto, sem Exames Finais, o aluno com média anual igual ou superior a seis em todas as disciplinas.

 

Recuperação Paralela

Professores assistentes ficam à disposição do aluno em horários fixos, no contraturno, para esclarecer dúvidas e apoiá-lo nos estudos, nas disciplinas de Português, Matemática, Ciências e Inglês.

  

Nas férias de julho é oferecido um plantão para alunos com desempenho abaixo da média.

 

Prova Geral

Em todos os anos do Ensino Fundamental II o aluno participa, em cada semestre, de uma Prova Geral e de uma avaliação externa (Geekie Teste), constituídas por itens de múltipla escolha e que têm o objetivo de avaliar habilidades gerais desenvolvidas ao longo da trajetória escolar do aluno, bem como prepará-lo tecnicamente para realizar provas longas no estilo do ENEM e Exames Vestibulares. Para essas provas não há indicação de conteúdo específico. O desempenho do aluno é valorizado nas médias em forma de bônus. 

 
 
 
 
Atividades Extras
 
 Aulas preparatórias para Olimpíadas Acadêmicas (Matemática e Química)
 
Aulas preparatórias para o exame DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), outorgado pelo Ministério da Educação da Espanha
 
Oficinas e Vivências oferecidas pela Pastoral
 
Curso de Mídias
 
Torneios de Futsal
 

 


Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 151 ⋅ Bairro Notre Dame ⋅ CEP 13092-621 ⋅ Campinas/SP ⋅ Tel. (19) 2138-8300
Todos os direitos reservados ⋅ Colégio Notre Dame de Campinas ⋅ Fotos: Fernando Righetto ⋅ Desenvolvido por W2F Publicidade