•      

     

Ensino

Planejamento

Os Planos de Curso de cada disciplina são revistos anualmente pelos professores com a supervisão dos Assessores Pedagógicos de Área e da Coordenação Pedagógica. Para este planejamento, os professores contam com os dados oferecidos pelo GEEKIE, a única plataforma adaptativa credenciada pelo MEC e especializada em avaliação de larga escala da aprendizagem, na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). O Notre Dame aplica duas avaliações anuais desta empresa, do 5º ano ao Ensino Médio.

 

 

Material

A escola utiliza livros didáticos adquiridos nas livrarias da cidade.

Vantagem do uso de livros didáticosBons livros didáticos são sempre mais completos do que as apostilas utilizadas pelos sistemas de ensino e permitem aos professores a escolha do melhor livro em cada disciplina, o que não seria possível quando se adota um sistema apostilado.

Assim como outros países que conquistam boas notas nas avaliações internacionais, no início da década de 80, a Inglaterra começou a utilizar apostilas em sala de aula, que eles chamavam de ‘materiais estruturados à prova de professor’, pelas quais o docente se limitava a ser um aplicador. No final da década de 80, os ingleses voltaram atrás e, como outros países, decidiram investir mais no professor, o que os fez melhorar o desempenho dos alunos. 

 

 

Metodologia

A abordagem metodológica privilegia o desenvolvimento de um conjunto de habilidades associadas a cada conteúdo, mais do que sua simples memorização, levando o aluno a mobilizar e produzir novos conhecimentos, de forma autônoma. Na 1ª e 2ª séries o trabalho é enriquecido com um estudo do meio que acontece fora do ambiente escolar e um projeto interdisciplinar, que visam à aprendizagem de conteúdos escolares em contextos concretos, a vivência, o debate e a busca de soluções para problemas diversos presentes na sociedade atual, de forma colaborativa.

Estudo

O estudo diário é imprescindível para o aluno fixar os conteúdos trabalhados nas aulas, sobretudo através da Lição de Casa, que deve ser realizada com qualidade e pontualidade. Além da Lição de Casa, nesta fase espera-se que o aluno dedique tempo em casa para a pesquisa e a leitura de livros, jornais e revistas. Um bom ambiente de estudo em casa requer um local adequado, material organizado e disponível no local de estudo, planejamento da agenda do aluno, estímulo e acompanhamento dos pais.

Plantão

Professores assistentes ficam à disposição do aluno em horários fixos, no contra período, para esclarecer dúvidas e apoiar o aluno nos estudos de recuperação dos conteúdos e habilidades.

O plantão de dúvidas funciona durante todo o ano letivo e por 15 dias no decorrer das férias de julho.

 

 

Preparação para os vestibulares 3ª série do E. Médio

Na 3ª série a Revisão para os Vestibulares está assim estruturada:

Revisão 1

São 8 aulas semanais já inclusas na grade curricular, de fevereiro a outubro, para revisão dos conteúdos estudados na 1ª e 2ª séries, em Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Língua Portuguesa. O material didático é composto de 7 apostilas desenvolvidas pelos
professores do Colégio.

Revisão 2

Até o final de outubro são cumpridos todos os conteúdos regulares da 3ª série. No mês de novembro, ocorre a Revisão 2, envolvendo os conteúdos dos três anos do E. Médio. O material didático é composto de uma apostila desenvolvida pelos professores do Colégio.

Revisão 3

No mês de dezembro, ocorre a Revisão 3 voltada para as segundas fases dos vestibulares das Universidades Estaduais Paulistas. O material didático é composto de uma apostila desenvolvida
pelos professores do Colégio.
 
 

Clique no quadro abaixo para ampliar a imagem! 

 

Aprofundamento

Na 3ª série, são oferecidas três aulas semanais destinadas à preparação específica para a resolução
de questões da 2ª fase dos principais vestibulares, com aulas quinzenais em Matemática, Física,
 
Química e Biologia. E, mensalmente, ocorrem os “aulões” de atualidades, ministradas de forma
interdisciplinar pelos professores de História e Geografia. 
 

Sistema de Avaliação

Média para aprovação

A nota do aluno é expressa em escala numérica de zero a dez, graduada em décimos e são aprovados, sem necessidade do Exame Final, os alunos com média 6,0 em todas as disciplinas. Caso não tenha sido aprovado direto, o aluno poderá fazer o Exame Final em até 04 disciplinas.

Prova Geral e Avaliação Externa - 1ª e 2ª séries

Na 1ª e 2ª séries, o aluno participa de duas Provas Gerais (uma por semestre) e duas Avaliações Externas – Geekie ENEM (uma por semestre), constituídas por itens de múltipla escolha e que têm o objetivo de avaliar habilidades gerais desenvolvidas ao longo da trajetória escolar do aluno, bem como prepará-lo tecnicamente para realizar provas longas no estilo do ENEM e Exames Vestibulares. Para essas provas não há indicação de conteúdo específico. O desempenho do aluno é valorizado nas médias em forma de bônus.

Simulados e Avaliação Externa - 3ª série

Na 3ª série, são realizados simulados de vestibulares, quinzenalmente, aos sábados, reproduzindo os modelos dos principais vestibulares da região e o ENEM. Os alunos da 1ª e 2ª séries são convidados. Após cada simulado o aluno é orientado individualmente com base num boletim de desempenho, para analisar seu progresso, suas falhas técnicas e de aprendizagem, com indicações para a superação das mesmas.
São realizadas também duas Avaliações Externas – Geekie ENEM (uma por semestre), constituídas por itens de múltipla escolha e que têm o objetivo preparar o aluno para realizar o ENEM.
Para essas provas não há indicação de conteúdo específico. O desempenho do aluno é valorizado nas médias em forma de bônus.

Projetos de Série

Protagonismo Juvenil: é uma experiência de trabalho voluntário realizado por todos os alunos da 1ª série, com visitas em entidades assistenciais, e visa despertar o aluno para a importância do voluntariado. No final do projeto, os alunos apresentam uma monografia, conforme as normas técnicas exigidas para a redação deste documento.
 
Role Playing Game (Jogo de Papéis): envolve todos os alunos da 2ª série, que assumem diferentes papéis, numa simulação onde é estudado e debatido um tema polêmico da atualidade. A finalização deste projeto ocorre em outubro, nos espaços da Câmara Municipal.
  • 2012 – Bullying
  • 2013 – Voto obrigatório
  • 2014 – Internação compulsória
  • 2015 – Câmera na sala de aula
  • 2016 – Cobrança de mensalidade nas universidades públicas
  • 2017 – Escola tem Partido?
 
Protagonismo Social  
   
   
RPG  

 

 


Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 151 ⋅ Bairro Notre Dame ⋅ CEP 13092-621 ⋅ Campinas/SP ⋅ Tel. (19) 2138-8300
Todos os direitos reservados ⋅ Colégio Notre Dame de Campinas ⋅ Fotos: Fernando Righetto ⋅ Desenvolvido por W2F Publicidade