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Ensino

Objetivos

• Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, através do estudo sistemático do conteúdo programático previsto para esta etapa, que esteja em consonância com os programas exigidos nos exames vestibulares.

• Consolidar a aquisição das competências essenciais para sua inserção na vida adulta, seja para frequentar o ensino superior, ou para a inserção no mundo do trabalho.

• Desenvolver a autonomia intelectual do aluno, exercitando o pensamento analítico e crítico, com imaginação e flexibilidade, de modo a poder agir com liberdade e responsabilidade.

• Aprimorar o educando como pessoa humana de modo que se compreenda como cidadão participante da vida social e política, agindo com responsabilidade e solidariedade, à luz dos princípios da tradição de Santa Cruz.


Domenico Di Martino Pinto - formando 2014

Planejamento

Os Planos de Curso de cada disciplina são revistos anualmente em semana de planejamento pelos professores com a supervisão de Assessores Pedagógicos de Área e Coordenação Pedagógica. Contemplam a definição de conteúdos, competências e habilidades a serem desenvolvidas na série, cronograma anual, estratégias metodológicas e critérios de avaliação da aprendizagem.

Esta revisão inclui ainda a análise e tratamento dos resultados das avaliações da aprendizagem  interna(avaliação processual e provas) e externa(Inade, ENEM e Vestibulares) realizadas do ano anterior, a integração vertical dos planos de curso da área nas diversas etapas de ensino, a integração horizontal com os planos de curso das demais áreas na mesma série. 
 

Material

Os conteúdos estudados seguem a organização proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a escola utiliza livros didáticos adquiridos em livrarias e um caderno na maioria dos componentes curriculares, em todos os anos. Provas e  materiais complementares são organizados em pastas e controlados pelo aluno.
 

Metodologia

Além do trabalho sistemático para a aprendizagem das habilidades previstas em cada disciplina, a escola recorre à metodologia de trabalho por Projetos, visando o desenvolvimento integrado de habilidades previstas nos diversos componentes curriculares. Os projetos são enriquecidos com um estudo do meio que acontece fora do ambiente escolar e visa a aprendizagem de conteúdos escolares em contextos concretos, o contato e cuidado com o meio ambiente e a integração entre os alunos. 

Estudo

O estudo diário é imprescindível para o aluno fixar os conteúdos trabalhados nas aulas, sobretudo através da Lição de Casa, que deve ser realizada com qualidade e pontualidade. Além da Lição de Casa, nesta fase espera-se que o aluno dedique tempo em casa para a pesquisa e a leitura de livros, jornais e revistas. Um bom ambiente de estudo em casa requer um local adequado, material organizado e disponível no local de estudo, planejamento da agenda do aluno, estímulo e acompanhamento dos pais.

Plantão

Professores assistentes ficam à disposição do aluno em horários fixos, no contraturno, para esclarecer dúvidas e apoiar o aluno nos estudos em Português, Matemática, Ciências da Natureza e Inglês.

 

O plantão de dúvidas funciona durante todo o ano letivo e por 15 dias no decorrer das férias de julho.
 

Revisão

Na 3ª série a Revisão para os Vestibulares está assim estruturada:

Revisão 1

São 6 aulas semanais de fevereiro a outubro para revisão dos conteúdos estudados na 1ª e 2ª séries em Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. O material didático é composto de 7 apostilas desenvolvidas pelos professores do Colégio.

 Revisão 2

Até o final de outubro são cumpridos todos os conteúdos regulares da 3ª série. No mês de novembro acontecem 4 semanas de Revisão envolvendo os conteúdos dos 3 anos. O material didático é composto de uma apostila desenvolvida pelos professores do Colégio.

 Revisão 3

No mês de dezembro acontecem 3 semanas de Revisão voltados para as segundas fases dos vestibulares das Universidades Estaduais Paulistas. O material didático é composto de uma apostila desenvolvida pelos professores do Colégio.

 

 

Aprofundamento

Na 3ª série, 3 aulas semanais opcionais são destinadas à preparação específica para a resolução de questões da 2ª fase dos principais vestibulares, com aulas quinzenais em Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. 
 

Avaliação

Médias

Integram as notas avaliações processuais e provas. A avaliação anual é realizada em cinco etapas: 4 bimestres e Exame Final, sendo que o primeiro e terceiro bimestres tem peso 1, e os demais peso 2 no cálculo da média anual. No cálculo da Média Final após o Exame Final a média anual  tem peso 1 e o Exame Final, peso 2.  A nota do aluno é expressa em escala numérica de zero a dez, graduada em décimos. É aprovado direto o aluno com média 6 em todas as disciplinas e submetido a Exame Final o aluno com até 4 disciplinas com média inferior a 6. Após o Exame Final, é promovido o aluno que obtiver Média Final 6 em todas as disciplinas.  

Recuperação

Contínua: professores revisam constantemente, nas aulas regulares, pré-requisitos e conteúdos já ministrados e atribuem atividades e listas de exercícios extras para alunos com dificuldades pontuais.

Paralela: professores assistentes ministram uma aula semanal no contraturno, retomando pré-requisitos e os conteúdos trabalhados nas aulas regulares, para alunos com desempenho inferior a 6 nas provas de Português, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Inglês.

Prova Geral

Na 1ª e 2ª séries o aluno participa em cada semestre de uma Prova Geral. A Prova Geral, constituída de itens de múltipla escolha, tem o objetivo de avaliar habilidades gerais desenvolvidas no decorrer de toda a trajetória escolar pregressa do aluno, bem como preparar o aluno tecnicamente para realizar provas longas no estilo do ENEM e Exames Vestibulares. Para essas provas não há indicação de conteúdos específicos. O desempenho do aluno é valorizado em forma de bônus. 

Simulados

Na 3ª série são realizados Simulados de Vestibulares quinzenalmente, aos sábados, reproduzindo os modelos dos principais vestibulares da região e o ENEM. Os alunos da 1ª e 2ª séries são convidados. Após cada simulado o aluno é orientado individualmente com base num boletim de desempenho, para analisar seus progressos, suas falhas técnicas e de aprendizagem, com indicações para a superação das mesmas, especialmente através do apoio dos professores do plantão de dúvidas.

Projetos

Protagonismo Juvenil: é uma experiência de trabalho voluntário realizado por todos os alunos da 1ª série com visitas em entidades assistenciais e visa despertar o aluno para a importância do voluntariado como um meio de promover transformações sociais. O relato das experiências dos alunos são utilizados para o desenvolvimento da metodologia e técnicas da monografia.

Role Playing Game(Jogo de Papéis): envolve todos os alunos da 2ª série, que assumem diferentes papéis numa simulação onde é estudado, desenvolvido e debatido, num formato metodológico eleito anualmente, um tema polêmico da atualidade.

 
Protagonismo Social  

RPG
 

 


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