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Ensino

A revisão para os Vestibulares está assim estruturada:Objetivos

• Desenvolver a autonomia intelectual do aluno, exercitando o pensamento analítico e crítico, de modo a poder agir com liberdade e responsabilidade;
 
• Aprimorar o educando como pessoa humana de modo que se compreenda como cidadão participante da vida social e política, à luz dos princípios da tradição de Santa Cruz;
 
• Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, visando a preparação para os exames vestibulares;
 
• Consolidar as competências essenciais para a inserção na vida adulta, tanto para o ensino 
superior quanto para o mundo do trabalho.
 
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Planejamento

Os Planos de Curso de cada disciplina são revistos anualmente em semana de planejamento pelos professores com a supervisão dos Assessores Pedagógicos de Área e da Coordenação Pedagógica.
 
Para este planejamento, os professores contam com os dados oferecidos pelo GEEKIE, a única plataforma adaptativa credenciada pelo MEC e especializada em avaliação de larga escala da aprendizagem, na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). O Notre Dame aplica duas avaliações anuais desta empresa, do 5º ano ao Ensino Médio.

 

 

Material

Os conteúdos estudados seguem a organização proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a escola utiliza livros didáticos adquiridos nas livrarias da cidade.
 
 
Vantagem do uso de livros didáticos
 
Bons livros didáticos são sempre mais completos do que as apostilas utilizadas pelos sistemas de ensino e permitem aos professores a escolha do melhor livro em cada disciplina, o que não seria possível quando se adota um sistema apostilado.
 
Assim como outros países que conquistam boas notas nas avaliações internacionais, no início da década de 80, a Inglaterracomeçou a utilizar apostilas em sala de aula, que eles chamavam de ‘materiais estruturados à prova de professor’, pelas quais o docente se limitava a ser um aplicador. No final da década de 80, os ingleses voltaram atrás e, como outros países, decidiram investir mais no professor, o que os fez melhorar o desempenho dos alunos. 

 

Metodologia

O trabalho docente é estabelecido a partir da definição dos objetivos de aprendizagem em cada conteúdo curricular, com indicação das competências e habilidades a serem desenvolvidas e atenção para a integração vertical e horizontal.

Estudo

O estudo diário é imprescindível para o aluno fixar os conteúdos trabalhados nas aulas, sobretudo através da Lição de Casa, que deve ser realizada com qualidade e pontualidade. Além da Lição de Casa, nesta fase espera-se que o aluno dedique tempo em casa para a pesquisa e a leitura de livros, jornais e revistas. Um bom ambiente de estudo em casa requer um local adequado, material organizado e disponível no local de estudo, planejamento da agenda do aluno, estímulo e acompanhamento dos pais.

Plantão

Professores assistentes ficam à disposição do aluno em horários fixos, no contra período, para esclarecer dúvidas e apoiar o aluno nos estudos de recuperação dos conteúdos e habilidades.
 
O plantão de dúvidas funciona durante todo o ano letivo e por 15 dias no decorrer das férias de julho.

 

 

Preparação para os vestibulares 3ª série do E. Médio

Na 3ª série a Revisão para os Vestibulares está assim estruturada:

Revisão 1

São 8 aulas semanais já inclusas na grade curricular, de fevereiro a outubro, para revisão dos conteúdos estudados na 1ª e 2ª séries, em Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Língua Portuguesa. O material didático é composto de 7 apostilas desenvolvidas pelos
professores do Colégio.

Revisão 2

Até o final de outubro são cumpridos todos os conteúdos regulares da 3ª série. No mês de novembro, ocorre a Revisão 2, envolvendo os conteúdos dos três anos do E. Médio. O material didático é composto de uma apostila desenvolvida pelos professores do Colégio.

Revisão 3

No mês de dezembro, ocorre a Revisão 3 voltada para as segundas fases dos vestibulares das Universidades Estaduais Paulistas. O material didático é composto de uma apostila desenvolvida
pelos professores do Colégio.
 

 

Aprofundamento

Na 3ª série, são oferecidas três aulas semanais destinadas à preparação específica para a resolução
de questões da 2ª fase dos principais vestibulares, com aulas quinzenais em Matemática, Física,
 
Química e Biologia. E, mensalmente, ocorrem os “aulões” de atualidades, ministradas de forma
interdisciplinar pelos professores de História e Geografia. 
 

Sistema de Avaliação

Média para aprovação

A nota do aluno é expressa em escala numérica de zero a dez, graduada em décimos e são aprovados, sem necessidade do Exame Final, os alunos com média 6,0 em todas as disciplinas. Caso não tenha sido aprovado direto, o aluno poderá fazer o Exame Final em até 04 disciplinas.  

Prova Geral

Na 1ª e 2ª séries, o aluno participa de uma Prova Geral em cada bimestre. A Prova Geral, constituída de itens de múltipla escolha e tem o objetivo de avaliar habilidades gerais desenvolvidas em todas as disciplinas, bem como preparar o aluno tecnicamente para realizar provas longas no estilo do ENEM e Exames Vestibulares.

Simulados

Na 3ª série, são realizados simulados de vestibulares, quinzenalmente, aos sábados, reproduzindo os modelos dos principais vestibulares da região e o ENEM. Os alunos da 1ª e 2ª séries são convidados.
 
Após cada simulado o aluno é orientado individualmente com base num boletim de desempenho, para analisar seu progresso, suas falhas técnicas e de aprendizagem, com indicações para a superação das mesmas.

Projetos de Série

Protagonismo Juvenil: é uma experiência de trabalho voluntário realizado por todos os alunos da 1ª série, com visitas em entidades assistenciais, e visa despertar o aluno para a importância do voluntariado. No final do projeto, os alunos apresentam uma monografia, conforme as normas técnicas exigidas para a redação deste documento.
 
Role Playing Game (Jogo de Papéis): envolve todos os alunos da 2ª série, que assumem diferentes papéis, numa simulação onde é estudado e debatido um tema polêmico da atualidade. A finalização deste projeto ocorre em outubro, nos espaços da Câmara Municipal.
  • 2012 – Bullying
  • 2013 – Voto obrigatório
  • 2014 – Internação compulsória
  • 2015 – Câmera na sala de aula
  • 2016 – Cobrança de mensalidade nas universidades públicas
 
Protagonismo Social  

RPG
 

 


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