•      

     

Eventos

VI Feira do Livro  2017

 

No dia 20 de setembro, foi a abertura da sétima edição da feira do livro para professores e funcionários, com apresentação especial da orquestra do CND. Permanecendo aberta para visitação dos alunos e da comunidade até o dia 28 de setembro.  O objetivo da feira é permitir o acesso às novidades literárias, em um ambiente decorado de forma lúdica e colorida.

 

 

VI Feira do Livro  2016

 

No dia de 15 setembro, foi a abertura da feira do livro para professores e funcionários. Durante o dia (16/09) a Biblioteca ficou reservada para as visitas dos alunos do NDJ e permaneceu aberta para a visitação da comunidade. Objetivo da feira é permitir o acesso às novidades literárias, em um ambiente decorado de forma lúdica e colorida.


V Feira do Livro  2015

 

No dia 17 setembro, foi abertura da feira do livro para professores e funcionários. Durante o dia (18/09) a Biblioteca ficou reservada para as visitas dos alunos do NDJ. E permanecendo aberta para a visitação da comunidade. Promovendo a todos o acesso às novidades literárias.


Integrado à Feira do Livro, os alunos EFI assistiram no dia (18/09) à peça de teatro “Tia Nastácia conta: água, vida e suas origens”, com os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, das obras de Monteiro Lobato. A apresentação abordou de forma lúdica a questão da água, ensinando às crianças que não se deve desperdiçar e nem poluir a água.

 

IV FEIRA DO LIVRO 2014

 

No dia 04 setembro, foi abertura da feira do livro para professores e funcionários. Durante o dia (05/09) a Biblioteca ficou reservada para as visitas dos alunos do NDJ. E permaneceu aberta para a visitação da comunidade. Promovendo a todos o acesso às novidades literárias. 


III FEIRA DO LIVRO 2013

 

No dia 05 setembro, foi abertura da feira do livro para pais e funcionários. Durante o dia (06/09) a Biblioteca ficou reservada para as visitas dos alunos do NDJ. E permaneceu aberta para a visitação da comunidade. Promovendo a todos o acesso às novidades literárias.

 

E vamos aproveitar pois a feira vai até o dia 12/09! https://www.facebook.com/media/set/?set=a.646730155346524.1073741880.478310638855144&type=3



 

09 Out 2012 - Em comemoração à “semana da criança” proporcionamos aos pequenos, do “Maternal e Infantil”, momentos agradáveis com a contadora de história Meyre Gomes, que contou a história Maria-vai-com-as-outras, uma trama bem humorada, que mostra de forma leve, que quem pensa com a própria cabeça tem menos chance de “entrar numa roubada”, veja sinopse:

Maria era uma ovelha que sempre fazia o que as outras faziam. Se todas iam para baixo ela ia também, se iam para cima, Maria as seguia. Ela nunca fazia o que queria, até que um dia ela tomou uma decisão de trilhar seus próprios caminhos.

Baseado na obra: Maria-vai-com-as-outras. Autoria: Sylvia Orthof.- Editora Ática.
 

 

 

  • Alunos dos 7ºs anos recebem visita do autor Beto Junqueyra

    Na manhã do dia 20/06, quarta-feira, os alunos dos 7º anos do Ensino Fundamental II tiveram a oportunidade de participar de um agradável bate-papo com o  escritor Beto Junqueyra, autor daobra  Os Natos: volta ao Mundo falando Português.

    A leitura dessa obra motivou reflexões sobre a língua portuguesa além de possibilitar a apresentação do grandioso poema épico Os Lusíadas, de Camões, pois os personagens embarcaram em uma aventura para a volta ao mundo, passando por países que falam Português. Eles conheceram culturas diversas e desvendaram várias mensagens deixadas pelo poeta Luís Vaz de Camões, utilizando um instrumento curioso, chamado Portulábio.

    A visita do autor proporcionou momentos de reflexão e aprendizagem. Ele falou sobre seus personagens, sua infância,sua trajetória profissional e como ingressou na literatura.Contou histórias relacionadas à criação do seu livro,respondeu às perguntas dos alunos e autografou muitos livros.

    Profa. Ariete Alves e Bibliotecária Sonia Gomes

 

  • Visita do autor Doca Furtado

    No dia 22/11, recebemos para um “bate-papo” com os alunos dos 5ºs anos, o autor Doca Furtado.- da obra literária:  A história que se conta, a história que se vê.  Autor falou de sua vida e obra, e, também propôs aos alunos, uma breve oficina de cordel... Ensinado que, por meio de histórias, improvisos e interação, como escrever e contar as diversas modalidades da literatura de cordel. O objetivo foi iniciar o treino da escrita, leitura e escuta em versos, através da oralidade da cultura popular. Estamos certos que o momento despertou futuros cordelistas!

                       

                           

  • As histórias das Bibliotecas sempre estiveram relacionadas com a imaginação, a magia e o mistério. E, com o compromisso de intensa magia, a Biblioteca do Colégio Notre Dame de Campinas realizou em setembro mais uma tradicional FEIRA DO LIVRO, que virou noticia no Correio Popular. Veja:

SANTINELLO, Gláucia. Educação: asas para voar:  Notre Dame feira de livro... Correio Popular, Campinas, 21 set 2011. Caderno Ensino fundamental e médio, p. 14.

 






         

  • 21 Out 2011- Em comemoração ”a semana da criança” proporcionamos aos pequenos da educação infantil, momentos agradáveis com a contadora historia: Arabelle , que nos contou a história do  monstro peludo. Uma trama bem humorada, que foge do lugar-comum, veja sinopse:

Cansado de comer ratos, um monstro peludíssimo resolve atacar a primeira criatura que passar perto de sua toca. O azarado é o rei, que faz um pacto com a fera em troca de não virar almoço: lhe trará uma refeição muito mais suculenta. Sem conseguir driblar o monstro, ele se vê obrigado a oferecer sua própria filha como petisco. Só um príncipe encantado poderá salvar a jovem, certo? Errado. Nesse engraçado conto, a princesa sabe se defender com astúcia e irreverência. 

Baseado na obra: O Monstro Peludo. Autoria: Henriette Bichonnier.- Editora: SM Edições. 

 


Sonia Gomes Pereira - Bibliotecária

 

 


Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 151 ⋅ Bairro Notre Dame ⋅ CEP 13092-621 ⋅ Campinas/SP ⋅ Tel. (19) 2138-8300
Todos os direitos reservados ⋅ Colégio Notre Dame de Campinas ⋅ Fotos: Fernando Righetto ⋅ Desenvolvido por W2F Publicidade