•      

     

Orientação Educacional

O Orientador Educacional é o profissional responsável pela mediação das relações entre aluno-escola-família. O foco do trabalho é o desenvolvimento do aluno, orientando-o  e apoiando-o em seu progresso escolar e pessoal, na sua relação grupal e, sobretudo, na reflexão permanente diante das dificuldades e conflitos naturais de seu processo de desenvolvimento.

 

No Colégio Notre Dame, esse trabalho é desenvolvido a partir de três pilares:

 

a) prevenção e formação - através de aulas de orientação educacional.

b) acompanhamento do cotidiano - através de acompanhamento individualizado do aluno nas questões acadêmicas, relacionais e atitudinais.

c) seguimento das regras disciplinares – através da divulgação e cumprimento das regras disciplinares estabelecidas no Regimento Escolar.

 

O Orientador Educacional, participa subsidiariamente da elaboração de toda a Documentação Escolar, em parceria com a Direção e Coordenação Pedagógica.

 

Em sua prática analisa, de forma permanente, junto à Coordenação e Direção a aplicação dos princípios, orientações e normas previstas em toda a documentação que rege o cotidiano escolar, avaliando as práticas do corpo docente e dos alunos.

 

É o responsável por fazer a mediação professor-aluno, apoiando o professor nas estratégias de gestão de sala de aula, tanto no desenvolvimento de estratégias de gestão do ambiente coletivo em função das características grupais, quanto na gestão de cada aluno isoladamente, munindo o professor com informações relevantes que o auxiliem a conhecer as características de cada educando.

 

É o responsável por acompanhar o desenvolvimento de cada aluno no campo acadêmico, estimulando-o a desenvolver uma cultura do valor da aprendizagem, responsabilidade e persistência nos estudos, e no campo de seu desenvolvimento  humano, cuidando de aspectos como o fortalecimento da sua autoestima, saudável  integração grupal e construção de bons relacionamentos.

 

É responsável pela orientação do aluno no campo disciplinar, difundindo o monitorando o cumprimento do regulamento escolar coletivo, realizando as intervenções necessárias para sua plena integração no ambiente educativo.

 

Finalmente, é o responsável pela interface escola-aluno-família, ouvindo os pais e orientando-os a respeito dos encaminhamentos para práticas conjuntas que gerem os melhores progressos acadêmicos, pessoais, sociais e atitudinais dos alunos.

 

Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 151 ⋅ Bairro Notre Dame ⋅ CEP 13092-621 ⋅ Campinas/SP ⋅ Tel. (19) 2138-8300
Todos os direitos reservados ⋅ Colégio Notre Dame de Campinas ⋅ Fotos: Fernando Righetto ⋅ Desenvolvido por W2F Publicidade