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Direção Pedagógica

A Direção Educacional do Colégio é organizada em quatro níveis de responsabilidades, integrados entre si, e subordinados à Direção Pedagógica Geral. São eles: Coordenação Pedagógica,  Orientação Educacional,  Assessoria de Áreas de Conhecimento e Coordenação Administrativa.
 
 
A Coordenação Pedagógica conduz o planejamento, acompanhamento, controle e avaliação das atividades curriculares, envolvendo processos, fluxos, calendário e uso dos espaços escolares. Realiza a análise e o tratamento dos resultados da aprendizagem. Responde pela identificação, acompanhamento, avaliação e aperfeiçoamento das competências profissionais dos educadores. Participa também da elaboração dos planos de gestão institucionais e da documentação escolar.
 
 
A Orientação Educacional promove a mediação aluno-escola-família. O escopo do trabalho é o desenvolvimento do aluno, orientando-o e apoiando-o em seu progresso escolar e pessoal, na sua relação grupal e, sobretudo, na reflexão permanente diante das dificuldades e conflitos naturais de seu processo de desenvolvimento. Analisa e aplica as orientações e normas que regem o cotidiano escolar junto ao corpo docente e discente. Estimula o aluno a desenvolver a cultura do valor da aprendizagem, responsabilidade e persistência nos estudos, fortalecendo sua autoestima. Realiza a interface com a família, ouvindo os pais e orientando-os a respeito do desenvolvimento dos filhos. A orientação educacional tem encontros quinzenais com os alunos em todas as faixas etárias, visando fortalecer seu vínculo com os alunos.
 
 
A Assessoria das Áreas de Conhecimento acompanha o orienta os docentes em três campos: desenvolvimento dos planos de curso, com definição dos objetivos, competências e habilidades a serem desenvolvidas em cada ano, cuidando sobretudo da integração vertical do currículo; acompanhamento das sequências e práticas didáticas, propondo alternativas para o melhor aproveitamento das aulas; desenvolvimento e acompanhamento dos instrumentos de avaliação da aprendizagem, cuidando de sua qualidade e coerência com  os conteúdos e habilidades aprendidos nas aulas.
 
 

 

A Coordenação Administrativa congrega e supervisiona os diversos departamentos administrativos na prestação de serviços de apoio à Coordenação Educacional. Integram a Coordenação Administrativa os seguintes departamentos: Supervisão Operacional, Secretaria Geral, Secretaria de Extracurriculares, Relacionamento/Comunicação(inclui atendimento a novas famílias), Biblioteca, Tecnologia da Informação, Tecnologia Educacional, Central de Cópias, Recursos Humanos, Tesouraria e Patrimônio. As atividades dos Departamentos Administrativos constituem mediações que fornecem adequado suporte técnico à atividade fim do Colégio que é a educação.

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