•      

     

Orientação Profissional

COLÉGIO NOTRE DAME DE CAMPINAS
Sociedade dos Irmãos da Congregação de Santa Cruz

Orientação Educacional – EXPRO 2012

 

“Para o jovem, os anos da faculdade são um momento fundamental na vida. Nesse período, o adolescente transforma-se em adulto. Esse ritual de passagem marca um novo avanço no processo de ampliação social do indivíduo e de sua constituição como pessoa. O curso superior é a porta de entrada para o mundo do trabalho. Na universidade o aluno adquire os conhecimentos exigidos para o exercício de uma determinada profissão. E também as habilidades requeridas pelo mercado, a capacidade de saber pensar e resolver problemas complexos, de trabalhar em grupo, de iniciativa e liderança.”
Carlos Vogt, reitor da Unicamp (1990-1994), presidente da Fapesp (2002-2007), atualmente secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo

 

Escolher a profissão é uma decisão que causa muita insegurança nos adolescentes e em suas famílias. Afinal, é muito difícil saber, ainda no Ensino Médio, o que se quer fazer para o resto da vida. Essa escolha envolve aspectos bastante diversos, como os interesses pessoais, talentos, competências e habilidades, mercado de trabalho no atual mundo globalizado, remuneração, entre outros. Assim, é fundamental que o aluno comece a pensar em seu “projeto de vida”, a partir de reflexões que permitam conhecer-se melhor, qual o espaço que quer ocupar no mundo e seu papel nele, tendo em vista as inúmeras possibilidades que existem numa sociedade em constante evolução.

Uma estratégia que pode contribuir muito com a definição da profissão é informar-se sobre as carreiras em que tem interesse. Partindo da área com maior afinidade (Humanas, Exatas ou Biológicas), procurar conhecer as várias alternativas de carreiras, incluindo o perfil exigido de cada profissional, as áreas de atuação e também as grades curriculares dos cursos e as universidades em que são oferecidos.

Conversar com profissionais atuantes e reconhecidos é outra rica fonte de informações, e esse é o objetivo da Expro: proporcionar aos alunos e à comunidade o contato com pessoas competentes, atualizadas e realizadas na carreira que escolheram.
Como o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo hoje em dia, fica claro que só os alunos com uma formação de excelência é que terão boas perspectivas de êxito profissional. E isso vale para todos, desde aqueles que irão trabalhar em grandes empresas, ou que irão prestar concursos públicos (especialmente na área jurídica), bem como quem tem a intenção de abrir seu próprio negócio, ou ainda trabalhar no empreendimento da família.

E com todas as mudanças que veem ocorrendo na sociedade atual, não é mais suficiente ter uma boa formação técnica, mas tornam-se imprescindíveis outras competências como, iniciativa, liderança, capacidade de trabalho em grupo, habilidade de relacionar-se com pessoas diferentes, facilidade de adaptação, atualização constante, além de saber propor soluções rápidas e eficazes.

Então, mãos à obra, para que sua escolha profissional seja consciente e acertada.

 

             Adriana Ciglioni               Marta A. G. O. Andrade                          Juliana Lemos
        Orientadora Pedagógica        Orientadora Educacional          Assistente de Orientação Educacional

 


Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 151 • Bairro Notre Dame • CEP 13092-621 • Campinas/SP • Tel. (19) 2138-8300
Todos os direitos reservados • Colégio Notre Dame de Campinas • Fotos: Fernando Righetto • Desenvolvido por W2F Publicidade