•      

     

Intercâmbio 2011

COLÉGIO NOTRE DAME DE CAMPINAS
Sociedade dos Irmãos da Congregação de Santa Cruz

Circular: 018/2011

Campinas, 25 de fevereiro de 2011


Prezados Senhores Pais/Responsáveis!
 

O Colégio Notre Dame tem feito investimentos crescentes em busca de melhorias nos processos escolares, visando a excelência acadêmica. Entre os diversos aspectos que foram pauta de reflexão e inovação, abordaremos na presente comunicação a política em relação ao intercâmbio de alunos no exterior. Primeiramente, reafirmamos que o colégio é amplamente favorável a que seus alunos tenham oportunidade de vivência internacional. A escola, inclusive, criou em 2010 o Departamento de Relações Internacionais, através do qual oferece serviços e orientações sobre intercâmbio internacional. Há, porém, um aspecto que tem trazido muitas preocupações ao colégio: vários alunos, especialmente entre aqueles que fazem o intercâmbio na 2ª série do Ensino Médio, ao retornarem à escola, apresentam defasagens enormes de conteúdo, trazendo prejuízos ao seu próprio desenvolvimento e ao desenvolvimento da turma em que são inseridos. Isto ocorre por três motivos principais: a) ao retornar, o aluno era automaticamente promovido para a etapa seguinte, independentemente do desempenho obtido no exterior; b) alguns alunos não têm cursado com seriedade o semestre anterior à ida para o intercâmbio; c) o currículo cursado no exterior, na maioria dos casos, não guarda praticamente nenhuma correspondência com as exigências do currículo brasileiro.
 

Deste modo, com vistas a garantir o adequado desenvolvimento de nossos alunos após o retorno do intercâmbio, a escola promoveu uma mudança em seu Regimento Escolar, devidamente aprovado pela Diretoria de Ensino do Governo de Estado de São Paulo, que passou a vigorar a partir do dia 8 de fevereiro de 2011. Abaixo descrevemos o artigo 156 do novo Regimento Escolar, com as mudanças. As mudanças foram explicadas aos alunos que pretendem fazer intercâmbio em 2011. Solicitamos aos pais que desejarem, que agendem uma reunião com o Coordenador do Departamento de Relações Internacionais, Prof. Eduardo Francini, para obter todos os esclarecimentos acerca dos novos procedimentos. O contato é efrancini@notredamecampinas.com.br e o telefone para agendamento: 2138 8325(com Iná).
 

Artigo 156 – São critérios para a reclassificação :
 

  1. idade cronológica compatível com o ano / série a ser cursado;
  2. maturidade constatada mediante avaliação feita por uma Comissão de 3 ( três ) professores (as) que integram o Conselho de Classe / Série / Ano correspondente ;
  3. competência aferida através de prova escrita abrangendo as disciplinas da Base Nacional Comum do Currículo , referente à série / ano imediatamente anterior à pretendida, incluindo redação em Língua Portuguesa;
  4. Parecer conclusivo emitido pelo (a) Diretor (a) Pedagógico (a), fundamentado no atendimento aos critérios mencionados nos itens I a III acima . 


§ 1º
– Todo (a) aluno (a) procedente do exterior , que pleitear matrícula no Colégio , é submetido(a) a exame de avaliação para efeito de reclassificação nos componentes curriculares referentes à Base Nacional Comum , devendo para tanto obter nota de aproveitamento mínima igual a 5,0( cinco inteiros ).


§ 2º
- Na hipótese de o(a) aluno (a) não alcançar a nota mínima mencionada no parágrafo anterior , em até 3 componentes curriculares, deve freqüentar curso específico para recuperação desses conteúdos , como condição para prosseguimento de estudos no Colégio , na forma regimental .


§ 3º
- Ocorrendo a hipótese de o(a) aluno (a) mencionado(a) no parágrafo anterior não obter nota igual ou superior a 5,0( cinco inteiros ) em mais de três componentes curriculares, é classificado na série imediatamente anterior àquela pretendida.


Atenciosamente,


Lorenço Jungklaus
Diretor Pedagógico


Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 151 • Bairro Notre Dame • CEP 13092-621 • Campinas/SP • Tel. (19) 2138-8300
Todos os direitos reservados • Colégio Notre Dame de Campinas • Fotos: Fernando Righetto • Desenvolvido por W2F Publicidade